Termografia

SOLICITE UM ORÇAMENTO

A DATALINK executa serviços de termografia com equipamentos da marca FLIR, de ultima geração. Possui técnicos treinados  pela própria FLIR no CENTRO DE TREINAMENTO INFRAVERMELHO – ITC – INFRARED TRAINING CENTER, além de engenheiros, termografistas e técnicos em seu quadro técnico com vasto anos de experiência para dar total segurança e tranquilidade aos nossos clientes.

 

O trabalho de Termografia é executado pelo inspetor da DATALINK em conjunto com os funcionários  tecnicamente credenciada da Contratante e consiste em uma minuciosa varredura em todo o sistema a ser analisado, sem que haja interferência ou interrupção no processo produtivo. Para isso a DATALINK dispõe de termovisores portáteis de alta resolução, com especificação adequada à execução dos mais diversos tipos de aplicação. No decorrer da inspeção, é realizada a avaliação imediata das falhas encontradas, apresentando a análise real dos fatos, possibilitando definir as causas, prever seus efeitos, decidir e programar as intervenções, respeitando-se o cronograma produtivo. Ao final de cada inspeção é gerado um relatório contendo todas as descrições técnicas das anomalias encontradas ou do monitoramento realizado.

O Inspetor

No decorrer dos tempos, os avanços tecnológicos na área de instrumentação científica resultaram em equipamentos altamente sofisticados, precisos, confiáveis e de fácil operação. Esta evolução tecnológica e o fascínio pelas possibilidades ilimitadas dessa técnica, difundiram e expandiu a utilização da termografia, o que, frequente e erroneamente vem minimizando a importância do inspetor termográfico. Para a aplicação correta da Termografia, ao contrário do que possa parecer, o usuário necessita ter conhecimento científico em várias áreas como física, eletromagnética, ótica, ciência do calor, bem como ter profundo conhecimento técnico do objeto ou processo a ser inspecionado.
Pressionar alguns botões e admirar a bela imagem térmica no computador não são suficientes para constituir um inspetor termográfico. Por mais sofisticada que seja, uma câmara termográfica na mão de um operador inexperiente pode tornar-se uma considerável fonte de erros decorrente de falhas de Interpretação da imagem térmica.

Relatório

Através de um software específico os registros de aquecimentos são processados, analisados e  visualizados.

Faz parte de toda inspeção termográfica a apresentação de um relatório contendo roteiro de todos os pontos inspecionados, termogramas e fotos digitais dos aquecimentos encontrados, incluindo a identificação física do ponto, a especificação das circunstâncias no momento da medição e a intervenção cabível. Em caso da existência dos dados necessários, o relatório inclui um gráfico comparativo, que possibilita a avaliação de tendências.

EXEMPLOS DE IMAGENS TERMOGRAFICAS