Consultoria em NR-10

SOLICITE UM ORÇAMENTO

A DATALINK, empresa de engenharia elétrica, com sede em Curitiba-PR, presta serviços de adequação e consultoria em NR10.

Por onde começar?   O que é necessário?

A NR10 com os seus 99 requisitos têm levado muitas empresas a pensarem a NR10 como sendo uma norma impossível de ser aplicada na prática.

Na realidade é uma norma perfeitamente aplicável desde que a empresa seja orientada corretamente. A implantação de  um Sistema de Gestão da Segurança Elétrica que norteie as suas ações, evitará medidas paliativas e fora do contexto.

A seguinte seqüência de ações está sendo aplicada pela DATALINK nas dezena de clientes que optaram pelos nossos serviços de apoio :

O primeiro passo para organizar o Sistema de Gestão da Segurança Elétrica é a realização de um Relatório Técnico de Inspeções com o Diagnóstico de situação da empresa que analise e indique os requisitos da NR10 ainda não atendidos pela empresa, tanto a nível de gestão quanto á nível das instalações físicas da empresa.

O Prontuário Elétrico deve ser elaborado então de forma a conduzir da  melhor forma possível as ações de adequação, as medidas de controle dos riscos, o sistema de trabalho dos eletricistas e os procedimentos para gerenciar as atividades, sempre com o foco em segurança dos trabalhadores e das instalações elétricas.

A DATALINK vem oferecendo soluções de adequação à NR10 de forma pioneira. Consulte nossos clientes comprove a solução adotada por cada um deles.

 

NR10 e o Diagnóstico do Sistema de Segurança Elétrica

Desde a edição da Portaria Nº 3.214 em 1978, a NR-10 obrigava TODAS as empresas a manterem o Laudo Técnico das Instalações Elétricas para atestar a conformidade das instalações elétricas. No entanto poucas empresas cumpriam este requisito.

Agora com a nova NR10,  as empresas passaram a ter a obrigação de manter um outro documento técnico, mais amplo, contemplando não somente a conformidade das instalações elétricas, mas também a situação do sistema de gestão.

Esse documento é  o RTI – Relatório Técnico de Inspeções (item 10.2.4.g) que se constitui no principal documento técnico que deverá compor o PIR – PRONTUARIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (NR-10 – ITEM 10.2.4)

O RTI – Relatório Técnico de Inspeções tem o objetivo de atestar a conformidade das instalações elétricas e do sistema de gestão da segurança elétrica com as normas vigentes para  garantir a segurança dos trabalhadores, e pode ser subdividido em 2 peças técnicas integradas: o Laudo Técnico das Instalações Elétricas e o Diagnóstico dos Requisitos NR-10:

• LIE – LAUDO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: É o relatório emitido após as inspeções e ensaios nas instalações elétricas, atestando sua conformidade com as normas técnicas vigentes (ABNT – NBR 5410, 5418, 5419, 14039 e outras)

• DIAGNOSTICO NR-10: É o relatório da auditoria do sistema de gestão de segurança elétrica da empresa, que verifica o grau de implementação de todos os requisitos da NR-10, conforme enunciado do item 10.2.4.g quando se refere ao: ” relatório atualizado com às recomendações, cronogramas de adequações contemplando as alíneas “a” a “f” “.

Ambos os relatórios devem ser elaborados de forma integrada, aplicando-se conceitos coerentes que atendam simultaneamente as normas técnicas, as normas de segurança do trabalho, o sistema de gestão da manutenção elétrica, o sistema de gestão da segurança elétrica e o sistema de gestão de Saúde, Ambiente e Qualidade da empresa.

O não cumprimento deste item sujeita a empresa à ações isoladas fora do contexto que podem ocasionar prejuízos em função de investimentos desnecessários ou eventuais multas previstas na PORTARIA 126/2005.

Outro ponto a destacar é que os Relatórios deverão ser elaborados por profissional legalmente habilitado (item 10.2.7).

Destaque-se também que, os Laudos / Relatórios, além de constituírem-se em “documentos técnicos” integrantes do Prontuário Elétrico, formarão a BASE para a estruturação do próprio Prontuário Elétrico e conseqüentemente de todo o sistema de segurança elétrica da empresa.

Para auxiliar o cliente no atendimento dos requisitos da nova NR 10, a DATALINK oferece os seguintes serviços em todo território nacional:

SERVIÇOS DE ADEQUAÇÃO NR10

1- PRONTUÁRIO ELÉTRICO: Serviço de elaboração do Prontuário Elétrico e estruturação do Sistema de Gestão de Segurança Elétrica da empresa. O Prontuário Elétrico a ser elaborado pela DATALINK não será apenas um amontoado de papéis, mas resultará em um eficiente sistema de gestão da segurança na área elétrica que definirá metas e política de segurança, organizará informações, apontará riscos e medidas de controle, mapeará atividades e procedimentos, estabelecerá responsabilidades, fornecerá informações sobre as instalações elétricas, especificará equipamentos de proteção, definirá prioridades nas adequações, enfim, fornecerá aos interessados todas as informações e padrões de conduta necessárias a preservação da integridade física dos trabalhadores e instalações elétricas.

2- LAUDO TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: 2 Serviço que contempla os aspectos técnicos das instalações elétricas com a inspeção das instalações elétricas, medição, realização de ensaios não destrutivos e emissão de parecer, segundo as recomendações da NBR 5410:2004 / 5418/ 14.039 e nova NR10.

3- DIAGNOSTICO NR-10: Serviço de diagnóstico do sistema de gestão da segurança elétrica da empresa com a finalidade de verificar o grau de implementação dos requisitos da NR 10.  Este serviço contempla os aspectos administrativos e procedimentos de segurança, apontando as não-conformidades e um plano de ação para adequação.

4 – LAUDO TÉCNICO DO SPDA: Serviço de medição de resistência de Terra / integridade das malhas   e inspeção do sistema de Proteção contra as Descargas Atmosféricas segundo as recomendações da NBR 5419 e nova NR10.

5 – LAUDO DA ESTIMATIVA DE ENERGIA INCIDENTE E DEFINIÇÃO DA ATPV: Serviço de levantamento de dados em campo e cálculo estimativo do potencial de energia incidentes nos principais pontos das instalações elétricas, com o fim de definir o ATPV necessários para os EPI (item 10.2.9.2).

6- ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS NR-10: Serviço de mapeamento das atividades de execução de serviços elétricos e gestão da manutenção elétrica, levantamento dos campos de aplicação e responsabilidades, e elaboração dos procedimentos segundo a NR10.

7- MEDIÇÃO E ISOLAÇÃO e CORRENTE DE FUGA: Serviço de medição da resistência de isolação dos circuitos elétricos e detecção de correntes de fuga para a Terra, verificando a integridade das isolações segundo as recomendações das normas técnicas e NR10.

8 – MEDIÇÃO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO: Serviço de medição de resistência de Terra e verificação da continuidade dos condutores de equipotencialização, atestando a segurança das instalações elétricas.

PIE e Gestão da Segurança Elétrica

A partir da publicação da NOVA redação da NR-10, alterada pela Portaria Ministerial Nº 598 de 07/12/2004, TODAS as empresas com mais de 75 kw de carga instalada passaram a ter a obrigação de manter um PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS atualizado, contendo um mínimo de tópicos.

O conteúdo mínimo está definido nos subitens 10.2.3 e 10.2.4 da norma, mas esta não apresenta um modelo de redação e estruturação do Prontuário Elétrico, fato esse que se  constitui na grande questão enfrentada por Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho:  de que modo estruturar o prontuário ?

A DATALINK já vem realizando serviços de assessoria para elaboração do Prontuário  desde 01/2008 e pode auxiliá-lo da seguinte forma:

Serviço de Elaboração do Prontuário Elétrico

A DATALINK realiza o diagnóstico e o levantamento dos dados necessários e fornece ao cliente um modelo inicial do Prontuário Elétrico, contendo o cronograma de adequações e demais tópicos. Este serviço terá custo fixo, definido em orçamento prévio.

Apesar de ser legalmente aceitável que o Prontuário Elétrico seja organizado na forma de uma pasta ou gaveta de um armário, reunindo-se apenas a documentação necessária, a DATALINK propõe um modelo alternativo de Prontuário Elétrico que não é um simples amontoado de papéis, mas é um modelo que, ao ser aplicado a uma empresa,  deverá resultar em um eficiente Sistema de Gestão da Segurança na Área Elétrica que defina metas e política de segurança, organize informações, aponte riscos e medidas de controle, mapeie atividades e procedimentos, estabeleça responsabilidades, forneça informações sobre as instalações elétricas, especifique equipamentos de proteção, defina prioridades nas adequações, enfim, forneça aos interessados todas as informações e padrões de conduta necessárias a preservação da integridade física dos trabalhadores em instalações elétricas.

O Prontuário Elétrico deverá ser dinâmico, retratar a realidade da empresa e servir de elemento de aprendizado contínuo para a melhoria da segurança do trabalho na área elétrica.

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

O Laudo do SPDA é o relatório das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico e do sistema de pára-raios, segundo a norma NBR 5419.

São realizadas inspeções dos sub sistemas do SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, a conformidade com a norma,  o estado das malhas, dos captores, descidas,etc.

São realizadas também medições de resistência de terra em diversos pontos e medições de continuidade das malhas e cabos de equipotencialização.

Todas as não conformidades são registradas em foto.

Serviço de Elaboração de Procedimentos NR10

Um dos requisitos mais importantes para a segurança dos trabalhadores que foi introduzido pela nova NR10, são os Procedimentos de Trabalho.

São diversos os procedimentos que serão necessários para atender a NR10 e eles podem ser divididos basicamente em dois tipos:

1 – Procedimentos de Gestão da Segurança Elétrica: integrado com os sistemas de gestão de pessoal, saúde, qualidade e meio ambiente da empresa.

2 – Procedimentos de Execução de Serviços: padronização das ações, métodos, equipamentos e ferramentas nas intervenções elétricas.

Os Procedimentos de Trabalho deverão ser dinâmicos e retratar a realidade do dia a dia dos trabalhadores, padronizando as ações de modo a garantir a máxima segurança.

A DATALINK vem realizando serviços de assessoria para elaboração de Procedimentos NR10 desde 01/2008 e pode auxiliá-lo da seguinte forma:

1 – Serviço de Elaboração do Procedimentos NR10

A DATALINK realiza o mapeamento das atividades de manutenção elétrica e as atividades relacionadas à gestão da segurança elétrica e fornece ao cliente modelos iniciais de Procedimentos de Trabalho. Os procedimentos são entregues ao cliente, com a realização de treinamento dos supervisores e eletricistas. E após o treinamento e aplicação práticas, o cliente efetua as adaptações necessárias (ou remete os procedimentos de volta à DATALINK para retificações necessárias).

2 – Serviço de Treinamento do cliente na Elaboração do Procedimentos NR10

A DATALINK fornece modelos de procedimentos e realiza o treinamento dos supervisores e eletricistas no mapeamento das atividades e elaboração dos procedimentos.

EPI e o seu ATPV – Arc Thermal Perfomance Value

A nova NR10 estabelece em seu item 10.2.9.2 que os EPI devem contemplar a inflamabilidade ou seja, os EPI devem ter um mínimo de capacidade de diante da ocorrência de arcos elétricos e outras formas de calor. A essa capacidade, dá-se o nome de ATPV, ou Valor de Performance para Arcos Térmicos.

Para segurança dos trabalhadores, é recomendado que todos os quadros elétricos e locais de serviços elétricos, possuam uma placa de sinalização indicando qual o nível de Energia Incidente presente no local e qual o ATPV do EPI que deve ser utilizado no local.

A norma NFPA70E, em seu Artigo 110.16, estabelece a obrigatoriedade de painéis em geral que requeiram avaliação, ajuste, intervenção ou manutenção enquanto energizada serem sinalizadas com advertência sobre os riscos de arco elétrico ao pessoal qualificado

Como determinar o ATPV de cada local / painel?

O ATPV do EPI deve ser determinado a partir do potencial de energia que pode ser gerado num determinado circuito elétrico quando da ocorrência de um arco voltáico. O potencial de energia é estimado em função de diversos parâmetros elétricos e físicos das instalações elétricas, em cal/cm2, e o denominamos de Energia Incidente.

Há diversos modelos matemáticos e programas computacionais para esse fim, devendo o melhor método ser aplicado em função das características de cada instalação. O cálculo deve ser efetuado por Engº Eletricista que deve emitir um laudo para evitar futuras demandas trabalhistas.

A DATALINK pode auxiliar o cliente através da prestação de serviço de levantamento de dados, cálculo estimativo da Energia Incidente / ATPV e emissão de Relatório Técnico.

 

Medições de Resistência de Aterramento e Continuidade dos Condutores De Equipotencialização

O Laudo do Sistema de Aterramento é o relatório das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico, segundo a norma NBR 5410.

São realizadas inspeções no  sistema de aterramento e do sistema de equipotencialização, verificando as conexões, a conformidade com o projeto, a conformidade com a norma,  o estado das malhas e dos condutores de proteção, dos condutores de equipotencialização e condutores de equipotencialização suplementar.

São realizadas também medições de resistência de terra em diversos pontos e medições de continuidade da equipotencialização.

Todas as não conformidades são registradas em foto.

Medições de Isolação / Corrente de Fuga das Instalações Elétricas

Uma das mais freqüentes causas de acidentes elétricos é a falha no sistema de isolação das instalações elétricas, pois a verificação da isolação é uma das tarefas de manutenção menos executada pelas empresas.

As falhas na isolação, além de causar acidentes e incêndios, pode contribuir para o desperdício da energia elétrica.

Se a sua empresa nunca verificou o estado das isolações, sugerimos que realize essa medição ao menos uma vez para se certificar de que não esteja havendo fugas de corrente.

A DATALINK pode ajudá-lo, realizando medições de resistência de isolação ou medição de correntes de fuga.

Assessoria em Geral para assuntos NR10

Prestamos os seguintes serviços adicionais de apoio ao cliente da DATALINK:

1 – Follow up do Cronograma de Adequação

Serviço de acompanhamento técnico das ações de adequação recomendadas no RTI elaborado pela DATALINK – esclarecimentos de dúvidas – análises de documentação de projetos – análise de compras técnicas – e outros.

Este Serviço é gratuito para os clientes da DATALINK.

2 – Atualização do Prontuário das Instalações Elétricas

Serviço opcional, mediante orçamento, para atualização do Prontuário Elétrico.

Não há prazo definido para renovação / atualização, podendo o próprio cliente manter o Prontuário atualizado ou, se desejar, solicitar os nossos préstimos quando houver necessidade.

3 – Atualização do RTI – Relatório Técnico de Inspeções

Serviço opcional, mediante orçamento, para atualização do RTI – Relatório Técnico de Inspeções..

Não há também prazo definido para renovação / atualização. Porém recomenda-se manter o RTI atualizado após as adequações / reformas ou sempre que houver necessidade em função de ampliações nas instalações elétricas.

4 – Assistência Técnica em ações de Fiscalização do MTE

Serviço de apoio técnico para dirimir dúvidas / dar solução / responder às ações de fiscalização do MTE.

Este serviço é gratuito para os clientes da DATALINK.

5 – Consultoria NR10

Serviço opcional de Consultoria, mediante orçamento prévio, para as empresas que optarem por elaborar seus próprios Diagnósticos / Inspeções e Prontuários Elétricos e necessita do apoio de especialista para assuntos pontuais.

Esta consultoria se dará mediante o pagamento de custos de viagem e horas engenharia.