O que é no-break

Gerenciamento de energia com proteção para qualquer dispositivo eletrônico.
Em tempos de tempestades e por conseqüência altos índices de descargas elétricas, devemos nos preocupar com a qualidade da energia em que nossos equipamentos estão conectados. Na sua maioria os equipamentos críticos têm custos elevados e são extremamente sensíveis aos possíveis danos causados por variações como: surtos, picos, quedas ou ruídos na energia. Para isso, apresentamos uma dica com as definições para cada situação apresentada.

Com os problemas que existem na rede de energia elétrica devemos utilizar estabilizadores ou no-breaks para aumentar a vida útil dos equipamentos de informática, PABX, switchs e etc. Para isso devemos saber o seguinte.

1. Qual a diferença entre estabilizador e nobreak?
Ambos os equipamentos têm a função de estabilizar a tensão da rede, ou seja, manter a amplitude dentro dos valores aceitáveis pelos equipamentos, porém, a diferença primordial é que o nobreak possui uma ou mais baterias que fornecem energia, mesmo durante o período em que a rede elétrica não está presente, o estabilizador não. Assim, o nobreak não deixa parar o equipamento que está ligado a ele quando houver a falha da rede.

2. Por que é importante o uso de nobreak?
Atualmente o uso de equipamentos de informática tornou-se extremamente comum, tanto em empresas como em residências. Assim, a utilização de equipamentos que necessitam de energia elétrica é de vital importância para dar seguimento a todo processo de armazenamento de dados, como planilhas, documentos, cadastros. Ou seja, os dados que giram pela empresa ou pelas máquinas de uso pessoal dependem diretamente do fornecimento de energia segura e de qualidade, o que muitas vezes não é garantido pelo sistema de geração, transmissão ou distribuição das operadoras, ou até mesmo pela instalação elétrica existente no sistema interno da empresa ou de nossa residência, pois diferentes tipos de problemas podem ocorrer na qualidade da energia, como surtos, ruídos, blecautes. A utilização de nobreak permite que tais problemas não sejam transferidos aos nossos equipamentos, garantindo o fornecimento de energia segura quando da deficiência da rede elétrica.

3. O que é nobreak inteligente?
É aquele que possui uma interface entre nobreak e micro (geralmente com conector RS232) e que permite a monitoração do sistema de energia através de software específico para isso. Os softwares de monitoração permitem a emissão de relatórios e gráficos de ocorrências de falhas de energia e a execução de shutdown ou fechamento dos programas que estão sendo executados; alguns ainda permitem o acompanhamento detalhado da situação/nível da bateria ou da rede através de gráficos representativos.

4. Quais os fatores importantes que devo analisar antes de comprar um nobreak?
Antes de adquirir um nobreak você deve definir quantos e quais equipamentos serão ligados a ele e como estão distribuidos fisicamente, bem como a potência que os mesmos irão consumir. Estes fatores irão permitir a avaliação do modelo e o tipo de nobreak que melhor solucionará sua necessidade.

5. Como faço para dimensionar o nobreak ideal para minha aplicação?
»Verifique a potência de cada equipamento, em W. Para isso leia a especificação na parte traseira ou inferior do equipamento que deseja ligar ao nobreak;
»Some todas as potências de todos os equipamentos;

Entre em contato com a DATALINK que informaremos o nobreak ideal para a sua necessidade, considerando a potência contínua obtida anteriormente, o tipo de bateria e o tempo de autonomia desejada.