A importância da manutenção preventiva nos transformadores

manutençaoA DATALINK conta com uma excelente estrutura para a manutenção em campo de transformadores de distribuição, de força, nas tensões de 220V / 110V a 34KV.

Por fim, são realizados os ensaios de rotina em todos os tipos de transformadores, estes ensaios incluem:

– Resistência de isolamento;
– Relação de transformação;
– Resistência dos enrolamentos;
– Deslocamento angular;
– Polaridade;
– Resistência de isolação das buchas de alta de alta tensão;
– Resistência de isolação das buchas de baixa tensão

ANÁLISE DE ÓLEO

Realizamos serviços de análise de óleo mineral isolante, em convenio com a LACTEC, Laboratório de alta tecnologia.O desempenho confiável de um óleo mineral isolante num sistema de isolamentodepende de certas características básicas do óleo que podem afetar odesempenho geral do transformador. No sentido de atender satisfatoriamente seupapel de múltiplo dielétrico, agente de transferência de calor, extinção de arco, oóleo deve possuir certas propriedades básicas.

O óleo mineral isolante em serviço está sujeito a deterioração devido às condições de uso. Como conseqüência, pode ocorrer mudanças em suas propriedades básicas e prejudicar severamente suas propriedades elétricas.Para monitorar e as condições do óleo mineral isolante são realizadas as análisesfísico-químicas para determinação do estado de isolação e envelhecimento doóleo. Dessa maneira, fica evidenciada a necessidade ou não de tratamento termo-vácuo, substituição ou regeneração do óleo. Veja os testes que são realizados:

– índice de neutralização (NBR 14248) – Indica que o óleo contém qualquer material ácido que além de aumentar a oxidação do óleo e formar borras, podetambém promover a degradação do papel.

– teor de água (NBR 10710) – Um elevado teor de água acelera a deterioração química do papel isolante e é indicativo de condições de operações indesejáveis, que requerem correções.

– densidade a 20 ºC (NBR 14065),

– fator de potência a 100 ºC (NBR 12133) – Um alto fator de potência é uma indicação de presença de contaminantes polares solúveis, produtos do envelhecimento ou colóides no óleo.

– rigidez dielétrica (NBR 6869),

– tensão interfacial (NBR 6234) – Indica a presença de contaminantes polares que são substâncias quimicamente ativas e, portanto vão acelerar o envelhecimentodo óleo.

– Gases Dissolvidos (NBR 7070)